quinta-feira, 5 de junho de 2008

CIRCUITO ALTERNATIVO

Circuito Exibidor Alternativo
Desde a sua estréia em setembro de 2006, a projeção digital vem ocupando um papel importante no mercado exibidor de Santos. Responsável pelo lançamento de diversos filmes na cidade, o Sesi realizou diversos projetos para a difusão do cinema paulista. Esta louvável iniciativa permitiu pequenas mostras de destacados cineastas que raramente são absorvidos pelo circuito exibidor santista, tais como Sérgio Bianchi, Alan Fresnot, Beto Brant e Hermano Penna, por exemplo.
O MISS além de sua programação regular promoveu a realização de diversos projetos temáticos como “Sessão Retrô” e “Ópera no MISS” e a “Mostra de Cinema Africano”. Possivelmente, nunca na história da cidade tivemos a disponibilidade de assistir 18 títulos de origem africana. Outras importantes iniciativas do MISS foi o estabelecimento de parcerias com o Festival Curta Santos e o Festa.
O Cineclube “Lanterna Mágica” realizou diversas atividades para formação de público, tais como o projeto “Cinema na Escola”, “Sessão Lanterninha”, além da oficina “Cultura Audiovisual no Jornalismo” e “Aula no Cineclube”. Estabeleceu parcerias com o Festival Curta Santos e com o projeto “Rumos de Cinema e Vídeo” do Centro Cultural Itaú. Promoveu também algumas mostras e ciclos e a realização da 4ª edição do Cineme-se (Festival da Experiência do Cinema) que reúne trabalhos de videomakers de todo o Brasil.
Outro cineclube em atuação na cidade é o da Aliança Francesa. Em 2006, o cineclube exibiu um total de 11 filmes, 1 deles apenas com legendas em português. O circuito alternativo teve ainda a projeção de alguns filmes em película através do projeto “Cinema de Rua”.

Nenhum comentário: